Juína/MT, 24 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

24 de Abril de 2025

Juína Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 19:21 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 19h:21 - A | A

Curso de Brigadistas

Comunidade do Distrito de Fontanillas em Juína receberá formação sobre atendimento primário em incêndios

Juína News

A comunidade do Distrito de Fontanillas em Juína será contemplada, nos próximos dias 25 e 26 de abril (sexta e sábado), com uma formação que visa capacitar brigadistas para realizar o chamado atendimento primário em casos de combate a incêndios.

De acordo com o major Reis, comandante da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Juína, a instituição formadora emitirá um certificado, capacitando os participantes a atuarem como auxiliares em pequenos incêndios, especialmente no socorro às vítimas enquanto os bombeiros ou o SAMU não chegam.

Ele destacou a importância da iniciativa, uma vez que o distrito fica distante da sede do município. Foram disponibilizadas trinta vagas, e os interessados devem entrar em contato com a corporação.

Capacitação antecede período de estiagem

Tais Bergamin, Assessora de Turismo junto à Secretaria de Planejamento do município, reforçou a relevância da ação: “Na verdade, os distritos estão distantes e precisamos ter um planejamento em relação ao período de estiagem, que já vai começar.

Essa capacitação, segundo ela, antecede a esse período para que nós possamos ter uma população mais segura e que saiba lidar com casos de incêndios florestais, primeiros socorros, especialmente em Fontanillas, que é um local turístico. “Cuidar do meio ambiente é importante, mas também das pessoas que ali residem, para que saibam lidar com essas situações”, salienta.

Atendimento primário em vítimas de incêndios

Em casos de queimaduras, o atendimento primário deve priorizar a segurança do socorrista e da vítima, removendo-a do local de risco. É fundamental resfriar a área queimada com água corrente em temperatura ambiente por pelo menos 10 minutos, cobrindo-a com um pano limpo e úmido para evitar infecções.

Objetos grudados à pele não devem ser removidos, e pomadas ou substâncias caseiras são contraindicadas. Se houver dificuldade respiratória devido à inalação de fumaça, a vítima deve ser levada a um local arejado e mantida em repouso até a chegada do socorro especializado.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros