Juína/MT, 02 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

02 de Abril de 2025

Gerais Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 09:19 - A | A

Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 09h:19 - A | A

Sustentabilidade

1º Summit Sicredi de Sustentabilidade reafirma compromisso da instituição com uma sociedade próspera e sustentável

No Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, evento reuniu lideranças em Natal - RN para discutir sustentabilidade no setor financeiro e compromissos para o desenvolvimento das comunidades onde o Sicredi atua

Assessoria Sicredi

Nos dias 26 e 27 de março, o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8,5 milhões de associados, realizou a primeira edição do Summit Sicredi de Sustentabilidade, em Natal (RN), reunindo cerca de 300 lideranças de todo o Brasil. O evento foi marcado por palestras e diálogos sobre o papel do Sicredi na construção de um futuro mais sustentável e próspero para seus associados e comunidades onde atua, posicionamento que reflete a essência do cooperativismo. Entre os participantes estavam presidentes, diretores, executivos e conselheiros das cooperativas e centrais do Sicredi, além de especialistas do setor financeiro e de práticas ESG (ambiental, social e de governança).

A programação do evento ao longo dos dois dias abordou temas essenciais para o cooperativismo financeiro. A palestra magna de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, trouxe insights importantes sobre as tendências e os desafios do cooperativismo e do papel importante que esse segmento tem no bem-estar financeiro e acesso ao crédito no Brasil. O painel sobre a essência cooperativista, teve a participação dos presidentes das cinco centrais do Sicredi onde cada um reforçou diferenciais do modelo cooperativo e a sua capacidade única de gerar impacto econômico e social de forma equilibrada.

Outro destaque do evento foi o painel com o presidente da Fundação Dinheiro e Consciência, Joan Antoni Melé. Reconhecido como uma das principais vozes globais a favor de uma economia consciente e responsável, Joan explicou como medir, estimular e fortalecer o bem-estar financeiro dos associados com estratégias de inclusão financeira.

O Summit também contou com a presença de Ana Carla Abrão Costa, diretora-presidente Open Finance Brasil, que ministrou a palestra “RAS e seu papel na sustentabilidade dos negócios”, e da especialista em sustentabilidade Andrea Alvares, que promoveu reflexões sobre o papel das instituições financeiras cooperativas no desenvolvimento sustentável, bem como a importância de fortalecer ações que promovam inclusão, impacto social positivo e crescimento econômico equilibrado.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros