Juína/MT, 18 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

18 de Maio de 2024


Polícia Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 12:46 - A | A

Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 12h:46 - A | A

Combate ao crime organizado

Polícia Civil em Juína deflagra Operação Circumventum e cumpre 60 ordens de prisões e buscas; veja fotos

Foram cumpridas 35 prisões por mandados e outras seis em flagrante por tráfico e associação para o tráfico

Juína News

A Polícia Judiciária Civil, com cerca de 60 agentes, sendo 20 de Juína, deflagrou na madrugada desta sexta-feira, 03, a “Operação Circumventum/Erga Omnes” (cerco para todos os homens), dando cumprimento a 60 ordens judiciais, entre elas 35 mandados de prisão em Juína, Brasnorte, Cuiabá, Nortelândia, Rondonópolis e até no Rio de Janeiro. Um menor de idade, munições e drogas foram apreendidos. O Juína News acompanhou a operação.

O objetivo da Operação, que também envolveu o bloqueio de contas bancárias, segundo o delegado Dr. Ronaldo Binoti Filho, visou cumprir diversos mandados de busca e apreensão, e de prisão, como resultado de várias investigações de pessoas ligadas ao tráfico, associação para o tráfico e organização criminosa, sendo a quase totalidade do Comando Vermelho.

Ao Juína News ele observou que os alvos estavam sendo investigados e algumas representações são do final de 2023. A prisão no Rio de Janeiro foi de uma mulher, que seria responsável pela gerência financeira da facção Comando Vermelho no noroeste do Estado.

De acordo com o delegado juinense, quase todos os mandados foram cumpridos. Alguns dos procurados estão foragidos, mas a expectativa é que sejam seus paradeiros sejam encontrados. “Sem o esforço de todos não teria como a operação ser exitosa”, lembrou o delegado, salientando que cerca de 10 mandados foram cumpridos de indivíduos que já estão detidos no sistema prisional. “Mesmo detidos eles continuam dando as cartas”, citando Cuiabá como maior referência desta prática.

Outras prisões

Além dessas prisões, a operação também efetuou seis prisões de criminosos que não estavam ligados aos alvos pretendidos e apreendeu um menor. Neste caso o delegado lembra a importância de tirá-los de circulação e indiciá-los por tráfico de drogas e associação para o tráfico, antes que cometessem delitos graves. Destaca também que grande quantidade de drogas foi apreendida e munição de arma calibre 12 foram apreendidas. 

Mulheres

Entre os seis que acabaram presos como desdobramento da Operação, duas são mulheres. A propósito, o delegado chamou a atenção para o fato das facções estarem usando as mulheres cada vez mais para o tráfico, em razão de algumas vantagens que elas têm perante a lei.

Equipe

Dr. Ronaldo Binoti elogiou os esforços empreendidos pela Polícia Judiciária Civil de Juína no combate ao tráfico, ilustrando com a constatação de que tem diminuído a apreensão de armas pelas dificuldades que os criminosos estão tendo em trazê-las para o município. “Temos dificultado o acesso deles e com isto impedido o avanço das ações”, observou, reiterando o compromisso da corporação com a sociedade de retirar esses indivíduos que insistem em cometer crimes na região.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Álbum de fotos

VÍDEO

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros