CDL INFORMA

NOTÍCIAS

06/12/2018 15:44    -   Atualizado em   

Sema quer transformar o Mirante de Chapada em monumento natural

Quem tiver interesse também poderá acessar os documentos técnicos que embasam a ideia

  • Fonte: Juína News com Assessoria
Foto: reprodução

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quer transformar o Mirante de Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá) na Unidade de Conservação Monumento Natural de Chapada dos Guimarães. Para isso, convida a população para debater, dar sugestões e tirar dúvidas sobre o projeto.

Quem tiver interesse também poderá acessar os documentos técnicos que embasam a ideia. O encontro acontece no dia 14 de dezembro, entre 9h e 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães (Rua Fernando Correa, 763, Centro).

Por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO), a Sema, com apoio da prefeitura de Chapada dos Guimarães, consolidou os estudos técnicos que contemplam: os objetivos de conservação da categoria de proteção integral, garantindo a conservação “in sito” dos recursos naturais e manejo para a restauração de ecossistemas naturais e seminaturais.

Desde janeiro de 2018, o Governo do Estado conduz o processo de criação de unidade de conservação na área do Centro Geodésico da América do Sul.

Caso seja consolidada a criação, a unidade terá uma área de 43 hectares, atendendo as recomendações legais da Lei Estadual nº 9.502 de 14 de janeiro de 2011, da Lei nº. 9.985 de julho de 2000 e demais normativas.

A Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual representa um importante passo para a conservação da biodiversidade em sítios raros que despertam o interesse geológico e pela sua beleza cênica. No mirante em Chapada dos Guimarães, o observador se encanta com as escarpas de arenito vermelho que formam a moldura para o mirante onde é possível observar paisagens longínquas do planalto mato-grossense. Nessas áreas, é permitido o uso indireto dos recursos naturais como a educação ambiental e o turismo.

Além de participar da consulta presencialmente, os mato-grossenses também podem auxiliar na elaboração de instrumento que criará a Unidade de Conservação, acessando o siteaté a próxima quinta-feira (13).

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar

Warning: mysqli_close(): Couldn't fetch mysqli in /home/jnanews/public_html/baixo.php(1) : eval()'d code on line 131