CDL INFORMA

NOTÍCIAS

08/10/2018 15:38    -   Atualizado em   

Justiça eleitoral avalia como positiva as eleições em Juína

  • Fonte: Juína News
Foto: Juína News

Aconteceu no último dia 07, o primeiro turno do pleito eleitoral das eleições gerais do ano de 2018, onde em todo o país houve votação para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república.

Em Juína e Castanheira, os 37 mil eleitores aptos a votarem compareceram nas 134 seções. Uma estrutura foi montada para o pleito que transcorreu de maneira pacifica na cidade.

O juiz eleitoral Wagner Duppin Dias, classificou de forma positiva os trabalhos do TER na região de Juína e Castanheira, sendo obtido como um resultado positivo no que se diz respeito a funcionamento das urnas eletrônicas, trabalhos dos mesários e técnicos e acima de tudo o comportamento dos eleitores.

Houveram poucos fatos isolados que não redundou a situação de constrangimento, sendo solucionado em sua maioria com diálogos e conscientização.

O meritíssimo juiz acompanhou em loco todas as sessões da zona urbana, indo a todos os locais e visitando as salas onde estavam os mesários dando tranquilidade aos mesmos.

No município de Castanheira contou com o apoio do Juiz eleitoral auxiliar para que acompanhasse o processo de votação daquele município.

Sobre os boatos de fraudes nas urnas eletrônicas, Vagner Dupim disse que se trata apenas de Fake News, onde nada foi provado e o TRE tem plena consciência e convicção que todo o processo foi feito de forma transparente e com eficácia.

Porém a divulgação de Fake News tem colocado muitas pessoas em dúvida sobre a credibilidade das urnas eletrônicas, porém até o presente momento não se passou de boatos infundados.

Na questão das urnas eletrônicas, o juiz ressaltou que apenas uma das urnas foi substituída ainda no começo da votação, e garantiu que não houve quaisquer prejuízos no resultado da votação, uma vez que ao substituir a urna, os dados que estavam na urna anterior foram transferidos para a nova urna eletrônica.

A votação na área indígena ocorreu de forma pacífica e ordeira, sendo um dos primeiros resultados a chegar no cartório eleitoral, transmitido via satélite pelo TRE direto do local da votação. Lá militares do exército do 2º batalhão de fronteira estiveram fazendo a segurança na aldeia

Também falou ao site Juína News o promotor de justiça, Danilo Pretti Vieira que avaliou o pleito eleitoral também de forma positiva, onde desde o inicio das votações no período da manhã, notou que a cidade encontrava-se toda limpa, sem poluição visual dos chamados “santinhos” que costumeiramente eram jogados nas ruas na noite que antecedia o dia da votação. Danilo Prestes Vieira também afirmou que não houve detenções de pessoas por crimes eleitorais, sendo considerada essa uma das eleições mais tranquila que o mesmo já participou.

As forças de segurança atuaram nas ruas e através das polícias fizeram a segurança nos locais de votação garantindo que o pleito fosse sem registro de ocorrência.

A Polícia Militar, a Força Tática, o Garra e investigadores da Polícia Judiciária Civil estiveram durante todo o dia em diligências, monitoramento e rondas no município para coibir crimes eleitorais ou qualquer ação delituosa.

Segundo o Major PM Fontes nenhuma ocorrência foi registrada durante a votação.

 

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar

Warning: mysqli_close(): Couldn't fetch mysqli in /home/jnanews/public_html/baixo.php(1) : eval()'d code on line 131