A secretaria municipal de educação de Juína/MT recebeu através da representante da Comunidade Rio do Ouro, a senhora Luzinete, uma solicitação para construir uma sala de aula para atender a demanda dos alunos do 1º ao 4º ano. No último sábado, dia 9 de junho, a secretária de educação professora Vera Lúcia Granja e a Secretaria Adjunta professora Marilza e o senhor Jaci fizeram o convite ao professor e vereador Carlito Pereira da Rocha para acompanhar-los até a comunidade com o objetivo de verificar o local e a distância que os alunos percorrem além do espaço que seria construída a escola e ao mesmo tempo verificar a estrutura da estrada.
Segundo Carlito, na reunião, estavam presentes três associações/comunidades. A demanda que eles têm é justamente uma demanda que o Brasil inteiro tem a demanda por terras, ou seja, o direito a terra e a sua legalização e ao mesmo tempo uma questão social que é o direito à educação, porém a Secretaria de Educação vem constantemente fazendo o transporte escolar levando as crianças até o distrito de Filadélfia na escola Oswaldo Cruz, incluindo todos os alunos do ensino médio.
O questionamento da comunidade é que as crianças menores saem muito cedo da sua residência e a comunidade reivindicar uma escola naquela região. Após várias discussões e muita conversa, a secretaria de educação realizou uma proposta junto à comunidade. A comunidade constrói o espaço escolar e a secretaria de educação arcar com todas as despesas de professor, material permanente, material pedagógico e alimentação.
Esta sala a ser construída seria uma extensão da Escola Oswaldo Cruz e atenderia as crianças de 1º ao 4º ano. dentro desta estrutura ficou a questão do transporte escolar como impasse, devido o ônibus transitar por toda a extensão com os alunos do ensino médio. Neste item a secretaria tem dificuldade de colocar um ônibus exclusivo para esta comunidade. Conforme o vereador e professor Carlito, a comunidade entendeu a situação da secretaria de educação.
Como encaminhamento a secretaria propôs através de uma lei de 2010 que dá o direito aos pais uma contribuição no combustível para levar as crianças até a escola. Diante desta situação, a comunidade ficou responsável de construir o espaço escolar e a secretaria a incumbência de verificar a legislação, ou seja, os atos legais e os devidos encaminhamentos quanto à sala anexa.
O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.
Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.
© 2008-2019 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.