CDL INFORMA

NOTÍCIAS

16/04/2018 08:10    -   Atualizado em   

Secretária de saúde desmente óbito de gripe em Juína

  • Fonte: Juína News
Foto: Reprodução

Uma notícia divulgada na última semana em Juína confirmando que uma pessoa havia vindo a óbito devido a complicações da gripe H3N2, deixou a população em alerta. A notícia de que este vírus estaria circulando em Juína é MENTIRA, conforme explicou a secretária de saúde do município na última quinta-feira, dia 12, Leda Vilaça. Ela procurou a reportagem do Juína News para esclarecer o boato e tranqüilizar a população.

“Isso nos deixou assustados, por que não tínhamos conhecimento e de fato comprovamos que havia uma suspeita de H1N1 num paciente que foi a óbito na UTI e que inclusive foi descartado. Então não é verdade, não houve caso de óbito por gripe em Juína e também não temos notícias de casos de H1N1 confirmados. Nós temos a vacina da gripe na rede básica de saúde, que todos podem ter acesso.” - esclareceu a secretária.

Na rede pública, o Ministério da Saúde informa que a campanha nacional destinada aos mais vulneráveis deve começar na segunda quinzena de abril. Geralmente, as vacinas contra a influenza são disponibilizadas no Brasil entre abril e maio para proteção em junho, período em que o vírus da gripe começa a circular com mais força.

Os vírus utilizados para a confecção da vacina são atualizados anualmente e, esse ano, a vacina brasileira ganhou essa nova forma do H3N2 que ajudou a provocar a epidemia mais grave registrada nos EUA nos últimos 13 anos.

A secretária alertou para a veiculação de matérias “mentirosas” que envolvam principalmente a saúde pública, pois segundo ela, isso causa pavor e desespero a população.

De modo geral, os cuidados e a preocupação podem permanecer os mesmos, apenas o suficiente para tratar qualquer tipo de gripe: cuidando dos seus hábitos de higiene e se vacinando.

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar

Warning: mysqli_close(): Couldn't fetch mysqli in /home/jnanews/public_html/baixo.php(1) : eval()'d code on line 131