CDL INFORMA

NOTÍCIAS

13/04/2018 16:28

Empaer realiza oficina de receitas com abóbora, cacau e mandioca

  • Fonte: Juína News com Assessoria
Foto: Divulgação

 

Foi realizada no município de Colniza, nos dias 4 e 5 de abril, na Comunidade Santíssima Trindade, uma oficina de receitas caseiras e produtos artesanais utilizando abóbora, cacau e mandioca. O evento foi realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e contou com a participação de oito agricultoras familiares.

Durante a oficina, elas aprenderam a preparar cacau torrado e descascado, chocolate amargo, chocolate ao leite, brigadeiro, purê de mandioca, macarrão de abóbora, nhoque de abóbora, pão de abóbora, cural de abóbora, entre muitas outras receitas. Também foram repassadas informações importantes sobre boas práticas na fabricação dos produtos.

A extensionista da Empaer, Conceição Santana Ribeiro, explica que os alimentos utilizados durante a oficina são cultivados na propriedade rural e fontes importantes de nutrientes, favorecendo assim uma alimentação saudável. Além disso, a capacitação dessas produtoras estimula a diversificação na produção rural, o que melhora a renda da família e impulsiona o comércio local. Conceição reforça que ações como esta promovem melhorias nas condições socioeconômicas da agricultura familiar, e por isso são tão importantes.

A produtora Cleozilene Firme, que mobilizou o grupo de mulheres para a oficina, afirma que para elas é muito importante participar de cursos como este. “Realmente faz a diferença, são informações que nos auxiliam a produzir mais e melhor”.

Evanilda de Oliveira dos Santos, que também participou do evento, explica que com as informações técnicas obtidas durante a oficina, é possível aproveitar melhor os alimentos e diversificar os pratos em sua residência.

Todos os alimentos utilizados durante a oficina de receitas caseiras e produtos artesanais foram doados pelo agricultor e morador da comunidade, Manoel José Reis Santos, mais conhecido como Mané Ferro. Ao final do evento, as participantes receberam sementes para que iniciem o cultivo em suas propriedades. 

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar