CDL INFORMA

NOTÍCIAS

14/02/2018 14:10

Vereadores disputam vaga na Assembleia

  • Fonte: RDNews
Foto: Gilberto Leite

Ao menos quatro vereadores por Rondonópolis devem encarar as urnas na eleição de outubro. O presidente da Câmara Rodrigo da Zaeli (PSDB) afirma que os parlamentares Thiago Silva (MDB) e Elton Mazette (PSC) estão dispostos a buscar uma cadeira na Assembleia. O sobrinho do ex-prefeito Percival Muniz (PPS), vereador Thiago Muniz (PPS), também pode concorrer ao cargo.

A disputa para este ano poderá criar um inchaço de candidatos da região Sul. Acontece que além dos vereadores, que estão confortáveis na disputa por terem os cargos garantidos em caso de derrotas, os deputados estaduais da região também vão à reeleição, sendo eles Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Sebastião Rezende (PSC) e Gilmar Fabris (PSD). Zé do Pátio (Solidariedade) foi eleito em 2014, no entanto, deixou o cargo para concorrer à prefeitura.

Conforme levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante as eleições de 2016, Rondonópolis possui mais de 145 mil eleitores aptos a votarem, garantindo o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, ficando atrás de Cuiabá com 414 mil e Várzea Grande que tem 183 mil.

Além dos estaduais, o município também tem representatividade na Câmara Federal, com o Adilton Sachetti (sem partido) e Carlos Bezerra (MDB). Já no Senado os três parlamentares são da região, Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (Podemos) e Blairo Maggi (PP), que está de licença para comandar o Ministério da Agricultura.

Para Thiago, o número expressivo de representantes é em razão de Rondonópolis ser um município muito politizado. “Acredito que nos últimos 30 anos a cidade formou muitas lideranças. Isso o coloca como referência na política”, explica em entrevista na sede do , em Cuiabá.

O vereador de segundo mandato acrescenta que há espaço para mais lideranças, principalmente, na Assembleia. “Há demanda muito grande por segurança pública, saúde e educação. Então vejo alguns vácuos que a gente tem cobrado e vai focar nisso”, sustenta.

Thiago aposta na sua atuação no Legislativo municipal para conseguir uma cadeira na Assembleia. Cita a luta para implantação da Unemat na cidade, bem como o lançamento do aplicativo, na qual a população a população pode solicitar as demandas dos bairros. Esse trabalho, segundo ele, o credenciou a ser o vereador mais votado do município com 3.264 votos.

Histórico

Para sustentar a opinião que não há inchaço de representantes do município no Parlamento estadual, o vereador lembra que em 1986 Rondonópolis elegeu quatro deputados estaduais, sendo eles Hermínio Jota Barreto, Hermes de Abreu, Moacir Gonçalves e Willian Dias.

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar