CDL INFORMA

NOTÍCIAS

07/12/2017 17:42

Sema lança versão digital de livro sobre espécies de árvores de Mato Grosso

A obra tem 259 páginas e pode ser adquirida gratuitamente na página da secretaria. Traz informações importantes para pesquisadores, professores, estudantes, técnicos da área e proprietários rurais

  • Fonte: Juína News Com Assessoria
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançou a versão digital do livro "Flora Arbórea de Mato Grosso: Tipologias vegetais e suas espécies". O lançamento ocorreu durante o curso ‘Adequação Ambiental da Propriedade Rural’, realizado na semana passada pela pasta e parceiros no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá.

De acordo com a analista ambiental da Sema, que é uma das autoras do livro, Ligia Nara Vendramin, a obra é um material prático e de fácil consulta para indicação de espécies por bioma, tipologia e região. “Ele é importante para auxiliar em descrições de ambientes, na indicação de espécie para uso na recuperação de áreas degradadas, na implantação de sistemas agroflorestais e para conhecimento da diversidade da flora arbórea do estado”, além de Ligia, são autores do livro os analistas de meio ambiente da Sema Hélida Bruno Nogueira Borges e Elton Antônio Silveira.

Hélida acredita que a obra não é direcionada somente para os engenheiros florestais, ela desperta também a curiosidade das pessoas que tem afinidade com o meio ambiente. “A publicação oferece aos pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, proprietários rurais e demais interessados na vegetação, informações sobre as espécies arbóreas e as tipologias de ocorrência. Também atende à demanda dos responsáveis técnicos - engenheiros florestais, agrônomos e biólogos, com projetos de regularização ambiental protocolados na Sema”.

Para Elton, que também é superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da secretaria, o livro é resultado de um trabalho árduo e contínuo do órgão e parceiros que visam explorar as belezas da biodiversidade mato-grossense. “Os pesquisadores da área e a população no geral terão a possibilidade de conhecer melhor as particularidades do meio ambiente em que vivem por meio da leitura dessa obra. Ela traz pesquisas riquíssimas que darão suporte a outros estudos que contribuirão com a disseminação da biodiversidade do estado”.

A versão digital do livro tem o apoio da organização Agroícone, por meio do projeto denominado Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), permitindo o acesso pela rede mundial de computadores. Já a versão impressa foi publicada em 2014 com cerca de 500 exemplares já esgotados. A obra tem 259 páginas e pode ser adquirida gratuitamente neste link.

 

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar