CDL INFORMA

NOTÍCIAS

06/12/2017 00:36

Pais acampam em creches para conseguir vagas para filhos em Juína

  • Fonte: Juína News
Foto: Juína News

Para tentar assegurar uma vaga para os filhos, há quatro dias pais e familiares acamparam na porta de creches da cidade de Juína. O período de matrícula começou nesta terça-feira (5), no entanto, os pais estavam dormindo na porta das unidades e até dentro das creches desde sexta-feira (1).

O vereador Wilson Locatelli, conseguiu com as diretoras de parte dos CEI’s para que os pais dormissem no interior da creche ao invés de ficar expostos correndo riscos. Os pais colocaram colchões, montaram barracas nas unidades e fizeram as refeições nos locais para conseguirem ficar até o momento de fazer a inscrição. No bairro São José Operário, por exemplo, os pais dormiram em uma lanchonete próxima a creche, local cedido pelo proprietário.

Recebemos a informação já nesta terça-feira, dia 5, que pais que estiveram nessa jornada não conseguiram matricular seu filho.

O problema já se arrasta por anos no município de Juína. A reportagem procurou o gestor que se pronunciou a cerca das situações vividas por esses trabalhadores.

Segundo o prefeito Altir Peruzzo, é possível resolver o problema da falta de vagas em longo prazo. “Através de investimentos por parte do governo federal, na aprovação da corresponsabilidade do financiamento. O plano nacional de educação estabeleceu os valores a serem pagos e destinados para cada faixa etária. E a questão é que a creche tem um custo bastante alto, por conta disso os municípios não conseguem atender toda demanda.”

O prefeito ressaltou ainda que os alunos de 4 anos acima, estão sendo atendidos 100%. Já para os menores de 4 anos, há essa deficiência no número de vagas, devido o pequeno número de CEI’s do município e por não terem ampliadas novas salas para recebimento de novos alunos. “Com certeza levará um tempo bem maior para se atender a totalidade da demanda do município, pedimos paciência à população.” – completou Altir.

Peruzzo afirmou que novas salas serão construídas para que possa suprir a demanda.

As matriculas nos Centros de Educação Infantis do município de Juína poderão ser feitas até dia 8 de dezembro.

 

 

Comentários

edite bernardo 06 / Dez / 2017 - 20:39
É tão difícil fazer um cadastro em um site, como e estado esta fazendo com as matriculas on line. é mais fácil ficar dormindo em uma fila. A secretaria e o prefeito não tem filhos para colocar em creches. é uma vergonha, porque não fazer essas matriculas pela net.
Marcio orodensk 06 / Dez / 2017 - 08:10
Que bonito enquanto A prefeitura tem um monte de terreno onde da pra fazer um monte de sala de aula . Um exemplo é o tal do laboratorio de fungos no mod 6 ali da pra fazer uma creche .negocio q vereadores e prefeito nao estao nem ai pra populaçao

Comentar