CDL INFORMA

NOTÍCIAS

13/11/2017 15:53

Trump encontra Duterte e fica em silêncio sobre violenta política filipina contra drogas

Presidente americano evitou perguntas de jornalistas sobre violenta campanha contra drogas nas Filipinas. Casa Branca diz que questão dos direitos humanos foi tratado 'brevemente' durante o encontro.

  • Fonte: G1
Foto: Manan Vatsyayana/ Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou nesta segunda-feira (13) o chefe de estado filipino, Rodrigo Duterte, em Manila, na sua última escala da sua viagem pela Ásia.

Antes do primeiro encontro entre os dois líderes, ocorrido às margens da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Trump evitou as perguntas dos jornalistas sobre abusos contra os direitos humanos que envolve a polêmica política antidrogas do presidente filipino. Ele disse ter uma "ótima relação" com o país.

De acordo com a CNN, quando os repórteres começaram a questioná-lo sobre o assunto, Trump ignorou as questões e Duterte interveio: "Isto não é um comunicado de imprensa, é uma reunião bilateral. Vocês são os espiões", disse Duterte à imprensa em tom de piada, o que provocou os risos de Trump.

Mais tarde, um porta-voz do governo filipino disse que os direitos humanos não foram abordados, mas a Casa Branca disse que o assunto foi tratado. "O tema dos direitos humanos surgiu brevemente no contexto da luta contra as drogas ilícitas nas Filipinas", comentou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, sem oferecer mais detalhes.

Comentários

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Comentar